Marechal Hermes - Nenhum Marechal mora lá. Mas já morou. Primeiro Bairro Modular do Brasil

Por: Harry Nunes Brasil/RJ JORNAL HORA Z                         Fonte:  HORA  Z - Ricardo Loth 
TODOS OS CRÉDITOS AOS AUTORES - DOMÍNIO PÚBLICO                                                       HORA Z

MARECHAL HERMES UM DOS PRIMEIROS BAIRROS DO RIO

O Bairro Operário desde 1913 à 2023 110 Anos

Marechal Hermes é um dos Bairros Lindo do Rio. Localizado no Subúrbio da Central  do Brasil, beirando a linha férrea. Uma Arquitetura de estilo Neoclássico, predominando  e preservando em parte construções do tempo do Império.  O Bairro foi projetado em 1913 O primeiro Bairro modular do Brasil.

Projeto de Parte de  Mal. Hermes - lado direito em direção a Central do Brasil. Pois Marechal Hermes é cortado por uma linha Férrea que vem da Central do Brasil, hoje SUPERVIA. 

Projeto:  Prefeitura do Rio de Janeiro 
Harry Nunes - Hora z.2023/JUL- Construtora Amarelinha.
Rio de Janeiro - Marechal Hermes 
O Projeto Primitivo idealizado pelo TEN EB  PALMIRO SERRA PULCHEIRO em 1913
Redesenhado ela Prefeitura do Rio de Janeiro, mantida a modulação original. Algumas residências modificadas pelos próprios proprietários. Mas na sua maioria conservam o estilo original.  

Harry Nunes 
Os inseparáveis
Amigo inseparáveis retratam o bom costume, educação e comportamento famílias tradicionais de Marechal Hermes. 


Harry e Miltinho

40 anos depois da foto acima os amigos fieis ao bairro, fiéis na amizade em encontros periódicos,  nesta foto, Miltinho , Harry e Kiko num casual no Bar da Walquiria - Centro de Mal. Hermes/RJ.
Repetidos finais de semana, colocando em dia os tradicionais bate-papo.

Nesta Foto Miltinho, Harry Nunes e Kiko.
Hamilton Taranto de Menezes

Que que ter Talento 


Personalidades de Marechal Hermes comemorando o 7 de Setembro.
Doutores: Hamilton Menezes - Miltinho, Ale e Guilherme

Escudo Família Menezes 

Mal Hermes - Brasil 

Carnaval - Miltinho e um amigo fantasiado de mulher.
AÍ TEM ! 
Tem Sim. Marechal   Hermes seu tradicional carnaval

PRESIDENTE BOLSONARO 
VISITA  MARECHAL HERMES

Presidente Bolsonaro prestigia Comerciante do Bairro
comendo a Batata mais Famosa do Mundo
BATATA DE MARECHAL

Ademar de Barros, proprietário da Batata Frita mais famosa do mundo.


Carlinhos  Bolinha 

Carlinhos Bolinha, nascido e criado. Celebridade do Bairro morador com longa história de vida onde criou suas filhas, hoje em carreiras Militares. 

Miltinho e Harry 


A Batata é Famosa e atraí até o Presidente 
 Batata do Presidente.

Escudo da Família Nunes 

Personalidades do Bairro

Deise Belloni e Marisa Teixeira
Amigas Inseparáveis 

Escudo da Família Belloni

Escudo da Família Teixeira


Marechal Hermes um Bairro tradicionalmente de Militares

Destaca-se os comércios muito preservados e alguns ainda na informalidade. Mas o bairro é tido como um dos melhores em Street Way (comida de Rua) conservando suas barraquinhas de camelô. 
A centralização gastronômica e iguarias supera grandes centros mundiais, onde emprega jovens e adultos neste tipo de comércio que vira madrugada a dentro. Só para se ter uma ideia a Batata Frita de Marechal vende aproximadamente 1000Kg/Dia (Uma tonelada de Batata por dia) superando a venda do mais famosos restaurantes tradicionais que se preze. Isso representa um faturamento bruto de 35000,00 qual divide entre colaboradores e familiares, sendo o restante destinado ao pagamento de Água, Luz, Aluguel, e fornecedores, o que não é barato. 

A BATATA FRITA MAIS PROCURADA NO MUNDO

Na verdade Marechal Hermes sofreu poucas mudanças. Parte dessa mudança principalmente no comércio onde alguns proprietários de prédios não tombados, executaram obras de revitalização de fachada do neoclássico ao modernismo. Mudanças mínimas. Pois o bairro conserva sua arquitetura predominante mantendo e preservando sua história. 

Igreja Nossa Senhora das Graças 

As famílias Nunes, Luvizaro, Salamão, Taranto, Menezes, Teixeira, Heringer, Nicolau, Victória, Belonni, Lopes, Andrade, Rangel, Rocha registradas como famílias mais antigas do bairro desde sua fundação. Registro de que Nunes montou a primeira gravadora de disco na rua Jarina, atual Rua Latife Luvizaro. Studio de Gravação e Fabricação de discos de vinil onde vários artistas famosos da época viam a Marechal para gravar seus projetos de áudios. Não havia na época água encanada, pois água era fornecida por carros puxados a burros e ou carregava água na cabeça. Existia uma bica no largo de marechal onde os moradores através de latas de óleo de 20 Kg carregavam água na cabeça. Outro ponto de água era na casa da portuguesa a única com água encanada e água de poço. 
Teatro Armando Gonzaga 
TEATRO ARMANDO GONZAGA
A História:
O Teatro Armando Gonzaga foi inaugurado em 19 de Abril de 1954, pelo Prefeito do Rio de Janeiro Decídio Espirito Santo Cardoso. A 1ª Peça teatral a se apresentar foi     , recebeu esse nome em homenagem ao Jornalista Dramaturgo Armando Gonzaga. Autor de várias peças teatrais, assim como comédias preferidas pelo autor no início do século XX. As peças em destaque foram "Cala a Boca" "Etelvina" e "Ministro do Supremo". O Prédio foi Projetado pelo Arquiteto Affonso Edurado Reidy. O entorno, jadins e Paineis das laterais do Teatro foram projetados pelo Arquiteto Burle Max e pelo Engenheiro Civil Paulo Werneck .O Prédio foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1989. 

Peças de sucesso como: "Dois Perdidos Numa Noite Suja" Interpretado por Milton Moraes e José Renato como elenco.  "Um Edifício Chamado 200"

O Teatro é Palco de Grandes Apresentações, atuaram Tarcísio Meira, Glória Menezes, Claudio Nucci,  Carvalhinho, Colé,  Costinha, Dercy Gonçalves, Fernanda Montenegro, Geraldo Azevedo,  Nana Cayme, Ney Lopes, Nidi Nícola, Nadia Ferreira, Nelson do Cavaquinho,  Colé, João Bosco, Joice, Jhonny Alf, Rogéria, Sandra de Sá, Tânia Alves, Wilson Moreira.

Teatro Armando Gonzaga - Tombado pelo Patrimônio Cultural

Filme de Cacá Diegues - Chuvas de Verão
Longa Metragem Filmado em Marechal Hermes 
Assistente de Produção Marilan Salles - Hoje Palhaço PimPão em São Paulo - SP
Com Paulo César Pereio e Jofre Soares 
Cenas Impróprias para menores - Será redirecionado para o Youtube.

Jofre Soares Marieta Severo e Míriam Pires
Carlos Diegues - Cacá Diegues
Cineasta - Aos 80 Anos 

Flora Diegues - Filha do Cineasta morreu aos 34 Anos 

Lamentavelmente uma enfermidade interrompeu a vida próspera da Atriz. Vítima de câncer

Por motivo de Censura. Assista no YouTube. 
Chuvas de Verão - O Filme 

Todos os Créditos aos autores - Canal Nacional

Marechal Hermes , Bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a ser projetado em 1911. O Bairro teve sua Inauguração em 1º de Maio de 1913 Pelo então Presidente  Hermes da Fonseca. Dispostos em sobrados nas vias principais com Toque de Arquitetura Moderna. Nas ruas secundárias as residências tiveram modulações dispostas em apenas um pavimento. Geralmente distribuídas em Sala, 2 ou 3 Quartos, Banheiro, Cozinha em áreas de 360,00 m² que também disposto em lotes de 12,00 m de frente e 30,00 de ambos os lados. Haviam lotes de com 50,00 m de ambos os lados. As residências em sua maioria tinham o Pé Direito com Elevada Altura e seus telhados eram uma espécie de porões, geralmente cabendo uma pessoa em pé.

Presidente Bolsonaro saboreando a Batata Frita de Marechal Hermes.

O telhados aproveitados por muitos de seus moradores como cômodo exta. Sua estrutura composta de  trilhos de trem - tipo metálica.  Para elevar o telhado e construir novo ambiente, sem a necessidade de retirada das telhas, engenheiros descobriram um método, usavam macacos de automóveis em cada extremidade e na parte central. Elevam aos poucos, e a assentavam fiadas de tijolo maciço. 

Assim foi realizado com o auxílio de macacos o segundo pavimento das residências das ruas intermediárias. Um Exemplo, a Casa do Atual morador - Otávio Andrade na Rua Engenheiro Assis Ribeiro usou este método em sua edificação. Sendo imitado por alguns moradores da mesma rua e de outros logradouros. Mas na sua maioria as residências mantém as suas fachadas originais. 

Eh ! Marechal Hermes .
Muita História para contar

Além das tradicionais residências, o IPASE Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, teve importante papel social na construção de 10 Blocos de Apartamento para a classe proletária na época. Com estilo e modulações modernas à época, suas fachadas já predominavam as janelas metálicas, um mix em alumínio e ferro de serralheria. 

As demais residências a predominância eram madeira, cuja as esquadrias e caixilhos eram em Pinho de Riga.  Eram janelas/portas e portas enormes que abriam em duas bandas. 

Além dos prédios construídos pelo IPASE uma área de lazer um Clube Esportivo onde atletas de bairros circunvizinhos vinham participar. O Clube recebeu o Nome de Marã Tênis Clube, campeão em várias categorias esportivas ganhador de muitos troféus tendo seu lugar nas manchetes de jornais principalmente no antigo Jorna dos Esportes. A noite em fins de semana o entretenimento era por conta dos Músicos Marcio Andrade e Canaã, animavam as noitadas com vários sucessos de MPB. Música lenta, encantos de jovens estudantes e namorados. Muitos moradores hoje casados, conheceram seus pares no Marã e curtem o amor até hoje.  

JORGE BEN JOR 
Jorge Ben Jor 
Jorge Ben Jor , sempre quando podia sentava na escadinha próximo ao Bar Beleza Negra na Av. Gen. Cordeiro de Farias. Tocava lindas canções onde juntava uma enorme galera para ouvi-lo. Sempre aos fins de ano se aproximando ao Natal ele vinha a Marechal Hermes na casa de seu Irmão que era Tenente da Marinha. 

Sendo um dos Artistas que mais visitou Marechal Hermes por ter Raízes , assim como Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. O Clube Disco Voador do então Vereador na Época José Antônio Nicolau. Contribuiu para Cultura de Marechal Hermes trazendo Vários Artistas.

Dorinha Durval, Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo, série da TV Globo, morou em no Bairro até um acidente trágico envolveu seu nome. 

Dorinha Duval 

Moradora da Rua Acapu, Marechal Hermes 


Dorinha animava a telinha com brilhante apresentação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, seriado da Rede Globo. Seu personagem um dos mais significativos, emocionava o público infantil e Adulto.

MARÃ TENIS CLUBE 

O Marã um importante clube do bairro proporcionou muitos Alegrias com apresentação de diversos Artistas e Bandas de Músicas dos diversos seguimento, Metaleiros, Rock e MPB  no início de suas carreiras. Sendo também um clube de Atletas que marcou com Troféus em todas as modalidades esportivas. 

Marã tinha como característica o encontro social, não era clube elitizado, reunia amigos, no esporte os veteranos, Dr. Oscar, Daniel da 13, Raimundo, Coelho, Telmo, Victória,   comandava as partidas de Basquete aos domingos pela manhã , juntamente, com Edu, Filó e outros atletas. Aos fins de semana rolava sempre bailes com conjuntos famosos e a Boite (boate) - Noites dançantes, todas as  Sexta e Sábado, para os encontros de Namoro ou Amizade. Sensacional !

Marã Tênis Clube

The Fiver´s foi uma das Bandas que marcaram os anos 80 no Marã





Marã Tênis Clube - Quadra 

    Miss Marã - Sandra Mael - 1971

Marechal Hermes um Berço de Artistas. Luperce Miranda, Jorge Ben Jor, Zé Roberto, Osmar do Cavaco, Vários artistas da Globo e Chacretes. Falando em Chacretes, Ruy da Silva Rocha, antigo morador do bairro, casou-se com uma das Chacretes, moradora também de Marechal Hermes na Rua Aurélio Valporto. Além de Artistas, Técnicos como: Aridez, Arlindo (Arlindinho) Cassio Andrade , Maraca , Hamilton Taranto, Calos Menezes (Carlinhos Bolinha) Harry Nunes , Slattry Nunes, Milton Menezes, Roque Teixeira, Arlington Canela, Francisco Victoria, Franklin , Paulo Esperança, Jorge ( Jorginho) , Juarez (Prof. Juarez), China e Otávio, Silvinho, Cicinho, Paulinho Cabelinho, Mosca, Bebete, Hermínio, Eduardo (Edu do Marã), Marilan Salles,  Bolha , Neném Gabiru, Zezinho Técnico do Marã, Neném Gordo, Neném - Antonio Menezes, Frederico, Pedrinho, Paulinho Esperança, Paulinho Roxinho, Sabão, Zezinho, Silvio Santos, Gordo da TV Globo, Álvaro Rangel, Marcio Rangel, Paulo Rangel, Edmilson, Jorginho do Pombal, Alhôo da rua T, Paulinho Esperança, Eduardo Heringer, Rogério Heringer (O Endinheirado), José Antônio, Simbá, PM, Elminho, Carlinhos Bombeiro, No time de mulheres, além de artistas, José Antonio Luvizaro, Betinho, Jairo, Walter Nunes, Hugo Nunes, , Alfredo Nunes, Henrique Luiz Nunes, Eduardo Nunes, Telmo do Marã, Leco, Guilherme, Natalino, Manoel do Galo, Tuninho, Manoel da Jarina, Paulo Monte Blanc, Décio, Denílson, Denis, Nem, Kiko, Beto Faixa Preta, Rogério, Hugo Nunes, Walter Nunes, Joir, Jairo, James (Sabão)  as Técnicas também, Marisa Teixeira, Denise, Elba Teixeira, Salomão, Deise Belonni, Neném Victoria, Renata Victória, Ana do Beto, Valéria, Claudia, Marina da Glória, Carla, Marise, Guaciara, Neli, Marcia Menezes, Glorinha, Aninha, Marcinha da Jarina,  Telma do Marã a Miss Marã, Sandra Rangel, Sandrinha de Honório, Racibe,  Marta Esperança, Marilene Esperança, As duas irmãs, Nadir (Crica), Valquíria, Marta, Marilda, Rosangela, Telma, Raquel Manhãs, Olga Nunes, Nancy Nunes, Luciana,  Juçara, Pedrinho Aviação Militar, Honório, Paulo Silas, Raposo, Ofélia do Casanova, Racibe, Samira,  Dione, Rogéria (Teta), Sandrinha, Entre Policiais e Militares, General Raposo, Cel. Marcos, Coronel Daher, Major Andrade, Coronel Sotero, Capitão Nunes, Capitão Bira (Birão), Tenente Pita, Sargento Pedro, Delegado Viana, Delegado Bandeira, Delegado Flávio ( Flavinho) e Ivanir Manhãs, Sergio Eugenio e André, Dayner, Marquinhos (Jhonny Cigano), Wellington Canela. Alguns amigos relacionados estão em instâncias celestiais que nos dá muita saudade. Só momentos alegres.  

Zezinho, Tec de Futebol de Salão, preparou vários atletas. 
Atletas Infantis do Futebol de Salão

Esporte Campo do União Vendido, Hoje Campo do Botafogo, do Botafogo Futebol Clube, são incontáveis os jogadores formados nesse bairro e que pertenceram a grandes clubes. O Fenômeno Ronaldo, morou na Vila Valqueire e sempre estava por por Mal. Hermes.

Pois Bem, meus amigos, marechal é conhecido como a Cidade Gastronômica Popular, incontáveis barraquinhas de Cachorro quente o que é sua tradição, churrasquinhos, Caldos de todos os tipos da gastronomia ainda Pizza da Pizzaria Lux.  A batata mais famosa do Mundo está em Marechal Hermes. A Batata de Marechal.  Incontáveis também são Escritores, Turistas e Jornalistas que visitam a Marechal Hermes provar as iguarias e contar sua história. 

Recanto do Peixe da Ilustre Empresária Walkiria

Walkiria trouxe para Marechal Hermes o Fruto do Mar, sendo uma exclusividade desta iguaria em Marechal Hermes. A Pandemia a obrigou a fechar o estabelecimento com a obrigação de fechar todos os comércios do Rio e no Brasil. Mas Walkiria segue forte, montou um Trayller na antiga área do Parque de Marechal Hermes a Lado da Estação de Trem. Profissionalismo com Entretenimento.  Fins de Semana promove tarde com música ambiente. 

Walkiria proprietária do Recanto do Peixe.
Miltinho - Walkiria - Aleh


Siga a Rádio Mundial no Facebook - Eu você e a Rádio Mundial 

Comemorações Denise , Miltinho e Marisa 

Comemorações de Carnaval: André Nunes e Harry Nunes
Do Centro do Rio à Marechal para saborear quitutes de Marechal Hermes.


Guilherme Camochard - Jornalista
Direto do Centro do Rio Para a Pizzaria do Manolo
Manolo Pizzaria de Marechal Hermes

Guilherme Camochard -Batata de Marechal Hermes

Pra quê morar em Ipanema ?
 Se aqui tem tudo.
Frase de Carlinhos Bolinha de Mal. Hermes.

Como dito não há uma Jornalista que não tenha a vontade de fazer uma matéria em Marechal Hermes. Suas tradições e costumes.
Av. General Cordeiro de Farias

Linha Férrea que ligava Campos dos Afonsos a Marechal Hermes 

Sendo que Marechal Hermes foi o primeiro Bairro Operário, primeiro bairro modular do Brasil, e em terceiro veio a Vila Militar. Marechal pela carência de moradias o então Presidente da República MARECHAL HERMES DA FOSECA   destinou 11 Mil Contos de Réis, em detrimento a bancada do Congresso Nacional, e obrigou que fosse providenciada a construção que se chamaria Vila Operária e depois Marechal Hermes. As obras então tiveram início e o Projeto Original sob a Responsabilidade Técnica do TEN ENG PALMIRO SERRA PULCHEIRO. Em 1914 ao término de seu mandato, chegaram a  conclusão, que ia ser um dos maiores bairros já projetados na época. O Projeto foi paralisado, entre 1350 residências que mandou construir, praticamente foram abandonadas. O governo que entrou não assumiu, só restou realizadas 165 delas. Ficando as demais em completo abandono. 

Então o bairro de Marechal Hermes ficou parecendo uma cidade fantasma, abandonada como nas fotos abaixo. Centenas de casas sem acabamento e terrenos invadidos, até o terreno do Palacete foi tomado por grileiros que construíram no local um condomínio. Dai então criou-se, geminou-se grupos de casas simples pela predominância Portuguesas a Vila Portugal Pequeno. Logo após, na gestão de  Getúlio Vargas, as ruas de Portugal Pequeno haviam sido batizadas  com nomes de operários. Foram predominantemente trocadas por nomes de Militares. Deu-se então novo início das obras, e surgiram novos padrões. 

Modulações de Casarões de dois pavimentos cuja maioria destinava-se a Militares, principalmente os edifícios beirando a linha férrea . Seguindo praticamente o Projeto idealizado por Marechal Hermes, ruas largas prevendo uma futura demanda de veículos.  Escolas, Hospital e um Teatro que descrevia a modulação do projeto original, foram construídos. 

Escadinha da Escola Evangelina Duarte
Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor 


Paulo Cesar Esperança e Harry Nunes 

José Antônio Menezes (Neném) e Harry Nunes 
Esta surpresa realizada na casa de um Amigo.
Os encontros casuais permanecem até os dias de hoje. Histórias mil de amigos criados no mesmo bairro que a distância não consegue os separar.

Harry Nunes e Miltinho
Aniversário de 18 Anos de Harry Nunes , uma surpresa dos amigos. 

Deu na TV Empresária Brasileira, ganha viagem
de férias. 

Marisa Teixeira - Moradora de Mal. Hermes contemplada com uma super viagem


Permitir, conservar amizade até os dias de hoje, sem dúvida uma glória que nos permitiu o maior Arquiteto do Universo, qual humildemente somos agradecidos. Nossas reuniões continuam, Miltinho conservador dita o comando e todos comparecem em sua residência.   



Lembranças do tempo do Império.

Marechal Hermes da Fonseca

O Fundador do Bairro Proletário de Marechal, um Infante que defendeu a causa popular enfrentando o Supremo Tribunal Federal da época onde justificava a construção deste Bairro tão maravilhoso.  Destemido arriscando sua Patente em defesa dos menos favorecidos.

Palacete de Marechal Hermes - Residência do Marechal Hermes

Pois Bem!  No Dia 1º de Maio Marechal Hermes vai fazer 110 Anos.  Que Tal Comemorarmos Juntos.  

Vamos Solicitar ao Prefeito desta Cidade para que proporcione um dia de muita alegria e confraternidade. Cairá numa Segunda Feira. Vamos ver a possibilidade com o Prefeito da Realização de programação de Aniversário. 

    CURSOS EAD - Desenho Técnico - Mestre de Obras - Auxiliar de Creche  

O Cineasta Cacá Diegues aceitou o convite para sair na Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis no Carnaval de 2024.

Fotos: Eduardo Holanda / Beija Flor de Nilópolis - Fonte: Revista Feras do Carnaval 
https://www.facebook.com/421572624874025?ref=embed_page

Show!   tmj.., 

Patrocinado
Link´s            

Possíveis erros deste editorial, gentileza de comunicar - mal.hermes@gmail.com
Informações de erro, denúncia e equívocos :  radiomundial.com@gmail.com


Seja apoiador deste Jornal - TV COSTA VERDE - RÁDIOMUNDIAL - JORNAL HORA  Z
Anuncie Aqui
Siga a Rádio Mundial                     ÁLBUM DE FAMÍLIA - Por: Harry Nunes 
amigos_mal_hermes-2

CONSTRUTORA AMARELINHA APOIA ESTE JORNAL
EMM-SUB-EMPREITEIRA

Postar um comentário

0 Comentários