Fonte: G1 - JORNAL EXTRA - Todos os direitos aos autores
Domíio Público
Os tiras da Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial ( DRCPIM ), prenderam na madrugada deste sábado, 12-06-2021 Wellington da Silva Braga o ECKO . Traficante do Antáres-Rolla-Três Pontes-Cezrão-Veridiana , Rodo.
O Começo. Antes braço forte das comunidades acima citadas, vinha perdendo espaço para grupos para-militares que vinham se fortalecendo em Santa Cruz/RJ. A Milícia do Rio praticamente teve seu início em Santa Cruz , onde vários homens dentro da lei , formaram-se em grupo para combater o tráfico não deixando que o tráfico dominasse os bairros circunvizinhos as favelas acima citadas.
ECKO NA HORA DA PRISÃO OFERECEU RESISTÊNCIA ,
baleado no tórax
foi socorrido pelos Policiais que o levaram para o Hospital Miguel Couto , mas não resistiu ao ferimento.
Ecko ainda com vida , uma pequena perfuração pode se notar .
Wellington a casa às 04:00 h , para encontro com de sua esposa e filhos, por esse motivo o nome da operação.
Esses grupos para-militares foram tomando conta ade outras comunidades e recrutando pessoas que gostariam de pertencer a uma organização que colocaria a ordem e a disciplina mantendo a segurança de moradores de Santa Cruz.
Dai em diante este grupo que dava segurança aos bairros de Santa Cruz para que bandidos não assaltasse os estabelecimentos comerciais , tudo numa aparente parede de ferro e blindagem onde bandidos que tentasse teria seu fim trágico.
De um erto tempo os traficantes que não convém falar nomes , começaram a se encorajar e colocar seus tentáculos para que a milícia não penetrasse em seu caminho, pois o tráfico controlava e cobrava taxas do transporte alternativo que era uma de suas maiores arrecadação além do movimento com drogas sendo que o faturamento na época chagava a 1000.000,00 por semana.
Além de para-militares alguns políticos, parlamentares pertenciam a estes grupos que por sua vez compunham-se em associar-se a outros grupos mais forte para fortalecer o caixa e ter maior rentabilidade. Como os para-militares não tinham poder de fogo, pois muitos deles foram presos na época com armas de brinquedo. Resolveram então se associar a grupos mais poderosos e com vivência chantegiando os próprios bandidos , caso não cedesse uma grande operação policial seria formada e aí seria pior.
Num Dociê do Deputado Marcelo Freixo o que está se candidatando a Governador do Rio de Janeiro para próximas eleições de 2022 , constas, envolvimentos de vários políticos de Santa Cruz , políticos influentes que começaram a ser investigados pelas policias Federal , Militar e Polícia Civil e muitos deles foram detidos e ainda corre ação a passos lentos sobre esse caso.
Marcelo Freixo
O Dociê do Deputado Federal Marcelo Freixo , relata e traça os caminhos da milícia desde seu nascimento até os dias de hoje. Marcelo Freixo chegou a se mudar para os EUA onde pediu proteção de vida para que a milícia não matasse toda sua família. Marcelo Freixo mapeou todo Rio de Janeiro e relatou todos os pontos de comércio da milícia e seus tentáculos. A lista a seguir , uma relação de vários milicianos comandados por esses grupos, veja se seu bairro consta na lista. https://static.congressoemfoco.uol.com.br/2018/12/relatorio_milicia.pdf - Um estudo que vem desde 2008 sendo que a listagem acima encontra-se em fase de atualização e o número hoje superando os dodos encontrados naquela época. Um relatório que não parava de crescer mas com a mudança da mentalidade policial onde a antiga banda podre foi quase extirpada , seleccionados hoje por uma Polícia diferente que não quer tréguas nem mesmo com companheiros da própria corporação que possa contaminar uma classe. Os Policiais honestos estão botando a cara e querem moralizar a Polícia. A incursão de hoje é para mostrar que o arrego está acabando e, o número de relatos deixados no "GIBI" de Ecko vai comprometer muita gente. A partir de agora estarão sendo monitorados. Mas tem agentes da lei que não importam com as consequências e continuam seu caminho fora da lei e Delegacias e Batalhões corruptos estão sendo alvos da inteligência. Ninguém é tão esperto que possa enganar tanto tempo e nem viver as margens da lei sem ser identificado. Burro aquele que pensa que está sozinho e que pode fazer das pessoas reféns, subestimando agentes altamente capacitados onde um dia vão se encontrar. Então quem pensava que fazia as coisas escondidas, sabe que não é bem assim. Aqueles que insistem em ficar as margens da lei, procurem se empregar e começar a trabalhar ou se entregar. Pois o trabalho honesto não mata ninguém. Um mundo sujo que anda a seu redor, é bom até certo tempo.
Quem entra para esse mundo sabe o que espera, cadeia ou morte.
Irmão de Ecko foi preso no dia 11/05-2021, A Polícia está mudando e negócio de propina é coisa do passado. Wallace irmão de Ecko ofereceu quantia em dinheiro aos agentes e como os agentes não aceitaram o jogo, por seu jeito arrogante ameaçou os policiais e ainda quis partir para luta corporal investindo contra um dos agentes da DRACO ( Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) . Irmão do miliciano morto hoje na operação " DIAS DOS NAMORADOS " . Wallace está preso por associação ao crime organizado e por outros artigos por tentar subornar a equipe da DRACO , desacato e, por em risco a vida de um Policial.
Conforme o Dociê de Marleo Freixo os para-militares começaram a querer parte do que o tráfico faturava e então começaram a penetrar nas relações do tráfico na cobrança de pedágio pelo uso do transporte alternativo, que teriam então que a partir daquela data dividir ou repassar toda grana que recebiam de donos de vans e kombis. A partilha começou a ser realizada em três fatias , milícia, tráfico e polícia.
Mas na Zona Oeste o negócio foi se expandindo para exploração de terras, começaram a cobrar de comerciantes taxa de segurança que, na verdade a segurança dos comerciantes nunca foi atendida quando solicitada. Pois relatos de comércios que são assaltados, inúmeros vezes nas barbas da milícia, que nada fazem ou tem ligações.
Freixo relata que a Milícia começou a criar poder e sua expansão foi mais longe, unindo gente do tráfico que estava com a cabeça cotada para morrer pelas mãos do tráfico ser abraçado pelos para-militares para testa de ferro. Foi assim que Ecko surgiu , nascido na comunidade conhecedor de todo instrumento dentro das favelas vizinhas , entrada , saída , esconderijo e conhecedor de toda blindagem local.
Um perdão foi dado a ele que assumiria o peso da milícia , os para-militares ficariam por trás sob o comando a bucha teria que segurar , caso contrário consequências piores poderia sofrer. De Bandido passou a ser honestos então no meio do grupo. Assumiu a cabeça do touro e organizar um ataque a seus próprios companheiros, travando uma batalha sangrenta na Comunidade do Rolla, Atares e outras , onde matou vários de seus companheiros dando perdão aqueles que resolviam ser milicianos.
Com apoio de para-militres tomou as favelas da Zona Oeste em sua maioria, acabou com o tráfico um espelho da milícia que não deixa movimento de droga para não atrair Polícia. Então tomaram as favelas e o olho grande cresceu. Coma a cobrança de todo comércio da Zona Oeste. Com a cobrança de todo comércio que rende mais do que a droga, imprimiu-se as marcas da violência para quem não aceita o pagamento que são penalizados os que não querem pagar.
História contata e trazida a tona por Marcelo Freixo que há de se estranhar , pois Marcelo Freixo , pré-candidato a Governador do Rio , agora vive dentro das favelas que antes reprimia.
Onde Ecko foi encontrado, ao visitar a casa de uma mulher em Três Pontes, Santa Cruz.
Policiais da Ativa envolvidos , segundo o GIBI encontrado.
Será que valeu a pena ?
Será que vai valer a pena assumir para viver uma vida de terror e medo?
Certo de que Ecko recebia apoio de grande número de Polciais , mas há de se estranhar que, no ato da operação estivesse sozinho e nenhuma prisão foi realizada.
Além Wellington o grupo de inteligência da Polícia poderia ter efetuado mais prisões apesar de bem planejada. Haveria peças relevantes que poderiam ser apreendidas uma vez a operação bem sucedida, a busca de demais integrantes.
Tudo levando a crer ter sido Wellington sido traído por seu próprio grupo em delação de seu deslocamento.
TUDO LEVA A CRER QUE WELLINGTON TENHA SIDO TRAÍDO
Pois a Polícia movimentou apoio logístico de helicóptero só para um alvo o que torna estranheza.
No organismo público quando um comando está saturado, exonera-se. No crime é diferente. Quando um comando está saturado ou sabe de mais é Queima de Arquivo.
Essa e outras perguntas teriam que ser respondida. Chefe de que e pra quê, não pode gastar o que tem e viver sempre com medo de ser preso ou morto , será isso legal?
0 Comentários
Comente, Interaja, envie notícias